| |
Boa tarde,
Um café fez um contrato com uma empresa prestadora de serviços, para dois anos. ...
A FNACC (Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes) divulgou o conteúdo prog...
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária vai realizar uma sessão pública subordinada ao tema “A Alimentação Segura e a Responsabilidade social”, no dia 16 de Outubro, no Auditório da DGAV, em Oeiras.
|
|
LEGISLAÇÃO
INCENTIVOS
O Novo PRIMEO NOVO PRIME
No sentido de estreitar o seu alinhamento com a Estratégia de Lisboa e com os objectivos estabelecidos pelo Plano Tecnológico, o PRIME foi, recentemente, alvo de uma reorientação, da qual resultou o que se designa por Novo PRIME. No Novo PRIME haverá um reforço do financiamento para projectos empresariais de Investigação e Desenvolvimento (I&D), uma aposta na qualificação dos recursos humanos e um redireccionamento do incentivo para a internacionalização. Áreas estratégicas para a economia nacional, como as energias renováveis, ou sectores “tradicionais”, como os têxteis, o calçado e o vestuário, serão também alvo de atenção especial. A concretização destes objectivos, traduz-se na prática em alterações, nos Sistemas de Incentivos já existentes e na criação de novos. De entre as modificações introduzidas no Programa são de salientar entre outras: • Sistemas de Incentivos específica e exclusivamente dirigidos a PME: SIME Internacional (Aprovado pela Portaria 88-E/06 de 24-1) - Um novo sistema de incentivos que prevê o apoio a acções de prospecção e presença em mercados internacionais e de marketing internacional; SIED (Aprovado pela Portaria 88-A/06 de 24-1) - Sistema de incentivos que será aplicado pela primeira vez e que favorece a presença das empresas de menor dimensão no comércio electrónico e outras formas de utilização da TIC no desenvolvimento dos negócios – Economia Digital; SIPIE (Aprovado pela Portaria 88-D/06 de 24-1) - Sistema que continuará a ser aplicado apenas às micro e pequenas empresas, direccionando os investimentos para o empreendedorismo e para a utilização de factores dinâmicos da competitividade.
Estão igualmente aprovados: A Portaria 88-B/06 de 24-1, que aprova o Regulamento de execução da Medida “Apoio à Internacionalização da Economia” do Programa PRIME, e a Portaria 88-C/06 de 24-1, que aprova o Regulamento de execução do Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial – SIME I & DT.
Nesta primeira fase de aplicação de nova regulamentação, vão ser abertos seis concursos (fases) dirigidos a empresas que candidatem projectos nos domínios da Inovação e da Internacionalização.
SIME
Portaria 130-A/06 de 14-2
Este diploma aprova o novo Regulamento de Execução do Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial (SIME). Apoio a projectos de investimento que, visando o reforço da produtividade e da competitividade das empresas e da sua participação no mercado global através do fomento de abordagens integradas de investimentos.
SIPESCA
DN 19/06 de 17-3
Este diploma altera e republica o Regulamento do SIPESCA – Sistema de Incentivos à Pesca, aprovado pelo DN 42/02 de 8-7. Com este diploma são alterados nove artigos, entre eles os referentes às despesas não elegíveis, montantes de apoio, apresentação de candidaturas e os projectos não enquadráveis.
Neste espaço pode deixar o seu comentário ou opinião em relação ao artigo acima publicado. Todos os artigos são verificados, avaliados e aprovados antes de ficarem disponíveis para visualização, no entanto agradecemos que não coloque qualquer conteúdo racista, xenófobo ou difamatório. O conteúdo do seu comentário poderá ser editado (para correção de erros ortográficos, por exemplo) e/ou encurtado. A inserção do comentário, pressupõe a aceitação destas regras.
|
|
EDITORIAIS
Já se encontra homologada e publicada a NP 4511 de 2012, Norma Portuguesa com as regras específic...
Considerando as notícias divulgadas em meios de comunicação social, e por outras vias, relativamente...
A Direcção Geral da Empresa, elaborou um projecto-lei, no sentido de regular a actividade de Consult...
De acordo com o estipulado no n.º 1 alínea b) do Art.º 14.º dos Estatutos da ANESA – Associação Naci...
LEGISLAÇÃO
O DL 117/2018 de 27-12 fixa em 600 € o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG), a ...
A Lei 52/2018 de 20-8 estabeleceu o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários....
O Aviso 13745/2018 – DR II Série de 26-9 - do INE, torna público que o coeficiente de actua...
A Lei 15/2018 de 27-3 estabelece que é permitida a permanência de animais de companhia em espa...
O DL 5/2018 de 2-2 define os critérios definidores do processo de receção e troca de garrafas utiliz...
A Portaria 14/2018 de 11-1, introduz alterações na participação de acidentes de trabalho dos empr...
Aprovado o Orçamento do Estado para 2018. Lei 114/2017 de 29-12.
O DL 156/2017 de 28-12 fixa em 580 €, o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG),...
SEGURANÇA ALIMENTAR
Empresas do Sector Alimentar - OBRIGATORIEDADE DE IMPLEMENTAÇÂO DE PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA BASEAD...
Relativamente a questões colocadas sobre comercialização de moluscos bivalves:
Os moluscos bival...
ACÇÃO DE FORMAÇÃO
FARO
A ANESA promoveu a primeira acção de formação com sucesso assegurado, con...
HACCP em Micro/Pequenas Empresas
O que a lei diz…
Deve ser garantido um elevado nível de protecç...
|
|