|
|
www.anesaportugal.org
|
EM MARÇO
ASAE apreende 500 toneladas
21-04-2008
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), apreendeu nos dias 4 e 5 de Março de 2008, 395 toneladas de géneros alimentícios que se encontravam em situação ilegal, no âmbito de uma operação em vários pontos do país e após algumas semanas de investigação.
Em Lisboa, foram apreendidas 58 toneladas de géneros alimentícios das quais 36 se encontravam estragadas e as restantes 22 tinham problemas de rotulagem como ultrapassagem do prazo de validade que, nalguns casos, remontava ao ano de 2002. A maioria do produto apreendido é pescado (salmonetes, lulas, safio, etc.) e, também, batatas fritas e pizas congeladas. Foram instaurados 6 processos-crime e um processo de contra ordenação a seis operadores. Nesta acção da ASAE estiveram envolvidas 15 brigadas num total de 40 elementos.
Em Sesimbra foram apreendidas 20 toneladas de pescado, principalmente peixe-espada preto, por falta de marca de identificação, de rotulagem e de acompanhamento do produto.
Em Peniche a ASAE apreendeu 40 toneladas de pescado por falta de higiene e suspeita de se encontrar estragado.
No Algarve foram apreendidas cerca de 230 toneladas de géneros alimentícios. A razão da apreensão prende-se com o armazenamento e conservação em instalações com metodologias inadequadas e de falta de licenciamento do operador para o exercício desta actividade.
Na região Centro, no distrito de Viseu, foram apreendidas cerca de 4 toneladas de produtos cárneos e pescado por falta de condições de asseio e higiene e suspeita de se encontrarem estragados.
No distrito de Leiria foram também apreendidas 19 toneladas de géneros alimentícios por falta de asseio e higiene, falta de rotulagem e falta de licenciamento.
Em 2008,a ASAE já apreendeu cerca de 500 toneladas de produtos alimentares em situação irregular e com risco para a saúde pública.