www.anesaportugal.org
EUROPE DIRECT BEIRA LITORAL
Conferência sobre Segurança Alimentar
03-03-2006
O CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPE DIRECT BEIRA LITORAL, a funcionar na Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, vai realizar no próximo dia 31 de Março, com início às 14h30 no Auditório do Edifício da GEMADOURO, em Pombal, uma Conferência sobre a “A SEGURANÇA ALIMENTAR: IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS PRODUTIVOS”.

Esta iniciativa, que se integra num Ciclo de Conferências sobre o futuro da Política Agrícola Comum e de Desenvolvimento Rural, tem como principal objectivo colmatar o défice de informação sobre as Políticas Europeias, nomeadamente, as Políticas de Segurança Alimentar que garantam:

1. Elevado nível de protecção da saúde animal e humana, através de procedimentos rigorosos de vigilância e de controlo, em toda a cadeia alimentar;
2. A qualidade dos alimentos;
3. A confiança dos consumidores.

Com o intuito de garantir um nível elevado de saúde pública, a União Europeia e os Estados-membros fizeram da segurança dos alimentos uma das grandes prioridades da agenda política europeia. Assim, o Livro Branco sobre a segurança dos alimentos, estabelece uma política de segurança mais rigorosa para o conjunto da cadeia alimentar, cujos principais objectivos são:

1. Garantir um elevado nível de protecção da saúde humana e animal através de um aumento dos controlos em toda a cadeia alimentar.

2. Colocar a qualidade no centro das preocupações.

Indissociável da segurança dos alimentos, a noção de qualidade distingue dois níveis:

- A qualidade não negociável refere-se à segurança da nossa alimentação e às exigências mínimas em matéria de protecção do ambiente e das espécies animais e vegetais;
- A qualidade relativa ou subjectiva torna um género alimentício verdadeiramente único através do gosto, da aparência, do odor, dos métodos de produção e da facilidade de utilização.

3. Restabelecer a confiança dos consumidores.

Para restabelecer esta confiança, a segurança dos géneros alimentares é reforçada através de procedimentos mais rigorosos de vigilância e de controlo. Por conseguinte, os consumidores devem poder dispor de informações claras e precisas sobre todas as questões relacionadas com a segurança dos alimentos. A marcação CE de conformidade, as menções específicas como o rótulo ecológico ou as indicações geográficas e as denominações de origem protegidas são outras iniciativas que assumem como preocupações centrais a qualidade, a defesa dos consumidores e a defesa das produções tradicionais.

A participação é gratuíta

PROGRAMA
14:00 - Recepção dos participantes

14:30- Abertura e apresentação - Dr. António José Nunes Ramos, Director Regional de Agricultura da Beira Litoral

14:45 - 'A importância da alimentação animal nos riscos para a alimentação humana' - Engº Paulo Domingos Paixão, Direcção Geral Saúde e Protecção do Consumidor da COMISSÃO EUROPEIA

Debate

16:00 – Pausa para Café

16:15 - 'Aplicação dos sistemas de segurança alimentar nos circuitos de transformação dos alimentos de origem animal' - Dr. Manuel Abreu Dias, ALICONTROL - Tecnologia e Controlo de Alimentos, Lda

Debate


Local:
Auditório do Edifício GEMADOURO
Parque Industrial Manuel da Mota, Lote 35
POMBAL
Tel. 236 244 815


A Organização agradece confirmação de presença até ao dia 29 de Março para:
Europe Direct Beira Litoral - Ana Cristina Amorim
Tel. 239 800 505 Fax: 239 833 679
E-mail: edbl@drabl.min-agricultura.pt