www.anesaportugal.org
EDITORIAL I
ANESA
27-07-2004
Um grupo de empresas do sector da Consultoria de Higiene e Segurança Alimentar concluiu o processo de constituição da associação patronal, ANESA – Associação Nacional de Empresas de Segurança Alimentar, com o objectivo de congregar, dinamizar, defender e representar as empresas do sector de serviços de Assistência Técnica e Consultoria em Higiene e Segurança Alimentar, bem como contribuir para a coordenação e regularização da sua actividade de serviço técnico.
As empresas promotoras defendem que esta Associação não terá apenas intervenção na defesa dos interesses dos seus associados, mas, também, um papel importante na discussão de matérias de interesse das actividades do ramo alimentar.
Em conformidade com as actuais realidades e exigências do controlo da qualidade dos alimentos, esta Associação pretende assumir um papel de parceiro interessado e disponível, cuja intervenção contribua para o desenvolvimento dos princípios orientadores e padrões de exigência da Segurança Alimentar.
A relevância do exercício das empresas suas associadas no âmbito da divulgação, implementação, consultoria, assessoria, formação, investigação e desenvolvimento das actividades de controlo da qualidade alimentar, exigem desta Associação máximo empenhamento na concretização dos principais objectivos estatutários. Objectivos esses que elegem a urgência da aprovação de Regime Jurídico e do Regulamento de Organização e Funcionamento das actividades de Higiene e Segurança Alimentar, assim como, o estabelecimento de condições de acesso e de exercício das profissões de Técnico de Qualidade Alimentar. Objectivos que passam, igualmente, pela integração no Conselho Consultivo da Agência Alimentar, considerando a agilidade deste sector, os conhecimentos adquiridos, a capacidade de interacção e de interligação junto de todas as actividades do ramo alimentar.

Emidio Taylor
Presidência