|
Boa tarde,
Um café fez um contrato com uma empresa prestadora de serviços, para dois anos. ...
A FNACC (Federação Nacional das Associações de Comerciantes de Carnes) divulgou o conteúdo prog...
Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária vai realizar uma sessão pública subordinada ao tema “A Alimentação Segura e a Responsabilidade social”, no dia 16 de Outubro, no Auditório da DGAV, em Oeiras.
|
|
BOLETIM INFORMATIVO
ASAE
Acções de Fiscalização em MaioA 26 de Maio, foi desencadeada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Operação Consumidor Seguro Primavera 2008. A acção de fiscalização realizou-se em todo o País e foi direccionada aos seguintes operadores: entrepostos e armazéns de produtos alimentares e padarias. Nesta acção foram envolvidas 46 brigadas tendo sido inspeccionados 116 agentes económicos. Foram instaurados 59 processos de contra-ordenação e 1 processo-crime, por suspeita de produto avariado.
Foi suspensa a laboração de 22 padarias por apresentarem deficientes condições de higiene, nomeadamente, sujidade acumulada ao nível dos equipamentos e instalações, presença de parasitas e ausência de sistemas de controlo de pragas. Foi igualmente suspensa a laboração de um armazém de produtos alimentares, também por falta de condições de higiene. Foram ainda apreendidos géneros alimentícios no valor de 5087 euros. A taxa de incumprimento desta operação foi de 52%.
Desde Janeiro de 2006 até ao final de Abril 2008, já foram realizadas acções de fiscalização em 769 padarias, indústrias de panificação e estabelecimentos de restauração com fabrico próprio de padaria/pastelaria. Destas acções resultaram 6 processos-crime, 448 processos de contra-ordenação. Foi suspensa a laboração em 99 padarias por falta de condições de higiene e apreendidos géneros alimentícios no valor de 15 420 euros. A taxa de incumprimento foi de cerca de 60%.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu a 23 de Maio cerca de 100 toneladas de pescado que se encontravam em situação ilegal, no âmbito de uma operação na Zona de Ilhavo e após algumas semanas de investigação. O produto foi apreendido pelo facto de se encontrar armazenado e conservado em instalações com metodologias inadequadas e o operador não possuir licenciamento para o exercício desta actividade. Nesta acção da ASAE estiveram envolvidas 5 brigadas num total de 10 elementos.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu a 26 de Maio, na Região Centro, 3.535 máquinas novas, nomeadamente, compressores, geradores, motoserras, motobombas, cortarelvas e roçadoras, tudo num valor estimado de 914 000 euros. Esta apreensão resultou de uma acção de investigação, junto de um importador da zona centro do país, que já durava há cerca de 1 mês. A apreensão teve lugar pela constatação de não conformidades ao nível dos requisitos essenciais de segurança das máquinas, por não terem aposto a marcação 'CE', bem como, pela falta de placa de identificação com as menções obrigatórias, nomeadamente, nome e endereço do fabricante, ano de fabrico e designação de série ou do modelo.
Neste espaço pode deixar o seu comentário ou opinião em relação ao artigo acima publicado. Todos os artigos são verificados, avaliados e aprovados antes de ficarem disponíveis para visualização, no entanto agradecemos que não coloque qualquer conteúdo racista, xenófobo ou difamatório. O conteúdo do seu comentário poderá ser editado (para correção de erros ortográficos, por exemplo) e/ou encurtado. A inserção do comentário, pressupõe a aceitação destas regras.
|
|
EDITORIAIS
Já se encontra homologada e publicada a NP 4511 de 2012, Norma Portuguesa com as regras específic...
Considerando as notícias divulgadas em meios de comunicação social, e por outras vias, relativamente...
A Direcção Geral da Empresa, elaborou um projecto-lei, no sentido de regular a actividade de Consult...
De acordo com o estipulado no n.º 1 alínea b) do Art.º 14.º dos Estatutos da ANESA – Associação Naci...
LEGISLAÇÃO
O DL 117/2018 de 27-12 fixa em 600 € o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG), a ...
A Lei 52/2018 de 20-8 estabeleceu o regime de prevenção e controlo da doença dos legionários....
O Aviso 13745/2018 – DR II Série de 26-9 - do INE, torna público que o coeficiente de actua...
A Lei 15/2018 de 27-3 estabelece que é permitida a permanência de animais de companhia em espa...
O DL 5/2018 de 2-2 define os critérios definidores do processo de receção e troca de garrafas utiliz...
A Portaria 14/2018 de 11-1, introduz alterações na participação de acidentes de trabalho dos empr...
Aprovado o Orçamento do Estado para 2018. Lei 114/2017 de 29-12.
O DL 156/2017 de 28-12 fixa em 580 €, o valor da retribuição mínima mensal garantida (RMMG),...
SEGURANÇA ALIMENTAR
Empresas do Sector Alimentar - OBRIGATORIEDADE DE IMPLEMENTAÇÂO DE PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA BASEAD...
Relativamente a questões colocadas sobre comercialização de moluscos bivalves:
Os moluscos bival...
ACÇÃO DE FORMAÇÃO
FARO
A ANESA promoveu a primeira acção de formação com sucesso assegurado, con...
HACCP em Micro/Pequenas Empresas
O que a lei diz…
Deve ser garantido um elevado nível de protecç...
|
|