www.anesaportugal.org
ESTUDO DA DECO
Carnes picadas de vaca
21-02-2013

 

A DecoProteste realizou um trabalho sobre a qualidade da carne de vaca picada comercializada em 34 talhos da zona da Grande Lisboa e do Grande Porto e os resultados foram “inquietantes”.

.

Conservação a temperaturas elevadas, más prestações na higiene e conservação e utilização de sulfitos são o cenário encontrado em 34 amostras de carne previamente picada, vendida a granel em talhos da Grande Lisboa e Grande Porto. Segundo a DecoProteste, a qualidade nutritiva deixa muito a desejar, além de que foram detectadas carnes de outras espécies (como de aves, suíno e caprino) em carne picada de vaca.

.

A DecoProteste já fez comunicação dos resultados do estudo à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), à Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar e aos grupos parlamentares. Perante os resultados esta Associação pretende que seja proibida a venda de carne previamente picada a granel, e que seja autorizada apenas a venda de carne picada à vista e a pedido do consumidor.