www.anesaportugal.org
GRIPE DAS AVES
Nota de Imprensa da APSA
01-09-2005
Atendendo às recentes preocupações suscitadas pelo surto de gripe aviária e pela presença do vírus H5N1 em humanos que têm vindo a ocorrer em diversos países do continente asiático, a Agência Portuguesa de Segurança Alimentar informa o seguinte:

1. A gripe aviária é uma doença específica das aves, sendo raros os casos em que se verifica a transmissão entre aves e humanos.

2. Os casos de gripe aviária registados em humanos resultaram, na sua maioria, do contacto directo com aves vivas infectadas.

3. Até à data de hoje, não existe qualquer evidência científica que sugira que este vírus se possa transmitir através da via alimentar, por ingestão de alimentos cozinhados.

4. De referir que o vírus H5N1 não resiste a temperaturas superiores a 70º C, pelo que a transmissão por ingestão de alimentos cozinhados acima desta temperatura é improvável.

5. Em Portugal está implementado um sistema de vigilância activa da gripe aviaria, da responsabilidade da Direcção Geral de Veterinária, que realiza análises em explorações avícolas, fazendo a pesquisa de vírus da gripe aviária dos subtipos H5 e H7, não tendo sido encontrado nenhum positivo nas cerca de 1000 análise realizadas este ano. Este plano está a ser ampliado com uma intensificação da amostragem em aves aquáticas migratórias. Além dessas medidas, é efectuado um apertado controlo nos postos fronteiriços, estando proibida a importação de aves e seus produtos de países onde ocorra a doença.

6. A EFSA, na qualidade de Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, tem reiterado a não existência de evidências científicas que sugiram que o vírus H5N1 se possa transmitir através da via alimentar. Apesar disso, continua a avaliar as possíveis implicações do vírus da gripe aviária tanto a nível da saúde animal como a nível da cadeia alimentar. O Painel de Bem-Estar e Saúde Animal da EFSA irá reunir, nos próximos dias 13 e 14 de Setembro.