www.anesaportugal.org
ANESA REUNE COM APSA
A propósito do Conselho Consultivo
27-04-2005
A ANESA sempre manifestou interesse em integrar o Conselho Consultivo da AGÊNCIA PORTUGUESA DE SEGURANÇA ALIMENTAR, porque considera ser essa a sede adequada para o debate da politica alimentar, nomeadamente, do conjunto de prioridades, dos princípios orientadores, dos critérios de avaliação, dos padrões de exigência e aplicabilidade da Segurança Alimentar.

Um órgão cujo funcionamento defenda e seja impulsionador das actividades da segurança dos alimentos e onde tecnicamente a ANESA espera ter uma presença relevante.

Mesmo porque, o sucesso da Segurança Alimentar depende de 4 áreas fundamentais: a Investigação, a Legislação, a Implementação e a Fiscalização. Áreas de diferentes operacionalidades mas complementares, das quais depende a eficácia da aplicação.

Em conformidade com o interesse manifestado, na data de 11.04.05, a Direcção da ANESA foi convidada para uma reunião em Sede da AGÊNCIA PORTUGUESA DE SEGURANÇA ALIMENTAR, no sentido de auscultar o interesse, o propósito e as qualidades desta Associação em integrar o Conselho Consultivo daquela Agência.

O novo diploma que aprova os Estatutos da Agência estabelece que ao Conselho Directivo cabe a função de analisar, avaliar e propor ao ministério da tutela os membros constituintes de um novo Conselho Consultivo que substituirá na totalidade o anterior conselho.

Naturalmente, e tal como tem feito referência, a ANESA mantém o interesse em participar naquele órgão, mesmo considerando o lote de associações que já manifestaram o mesmo interesse.

Assim, cabe á ANESA aguardar pelas opções do Conselho Directivo e pela decisão do Ministro da tutela.


Emídio Taylor
Presidente de Direcção